Patricia Paes, ilustradora radicada em Paraty (RJ), lança livro infantil na Flip no dia 2 de agosto

Na obra “Leonora: a lesma que não é a mesma”, a apresentadora, locutora e agora ilustradora paulista celebra a beleza da diferença e a força da determinação

VERIANA RIBEIRO
21/07/2025 03h03 - Atualizado há 14 horas
Patricia Paes, ilustradora radicada em Paraty (RJ), lança livro infantil na Flip no dia 2 de agosto
Crédito: Divulgação
 

A apresentadora, locutora e agora ilustradora Patricia Paes (@mcpatriciapaes) lança seu mais novo livro infantil, "Leonora: a lesma que não é a mesma" (24 págs., Ases da Literatura), uma obra que mistura rimas e ilustrações vibrantes para contar a história de uma pequena lesma que desafia estereótipos e prova que todos podem alcançar grandes feitos. Com temas como coragem, autoconfiança e superação, o livro é uma celebração da diversidade e um convite para que crianças (e adultos) acreditem em seu potencial.

A autora fará parte da programação de autores independentes, que acontece no espaço da Praça Aberta, durante a 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no dia 2 de agosto, das 16h às 17h. A obra também estará disponível para compra no estande da com.tato, na casa Escreva, Garota! (Travessa Gravatá 56c/d), durante toda a feira. 

A inspiração para a história veio das noites de contação para a filha, Iara, de 6 anos. "A Leonora surgiu naturalmente, nas nossas invenções diárias antes de dormir. Depois, as rimas foram fluindo, e em dois dias a história estava pronta", revela Patricia. O desafio, porém, veio com as ilustrações – sua estreia no desenho. "Foi uma experiência transformadora. Assim como a Leonora, eu também estava subindo uma grande árvore pela primeira vez", compara a autora, que vê na personagem um reflexo de sua própria trajetória: "Vim de uma família sem estudo, mas ousei ir mais longe. Todos temos uma Leonora dentro de nós".

Além de abordar o julgamento pela aparência e a discriminação, o livro carrega uma mensagem de generosidade: "Quando somos os pioneiros, podemos estender a mão para quem vem depois", destaca Patricia. A obra marca sua transição para o universo das artes visuais. Hoje radicada em Paraty (RJ), ela integra um coletivo feminino de artistas e se define como "uma caipira que desaguou no mar".

Com linguagem poética e estilo coloquial, "Leonora: a lesma que não é a mesma" dialoga com influências como Manoel de Barros e a literatura feminista, sem perder a leveza do universo infantil. "Escrevo para me expressar, mas também para deixar um pouco de mim no mundo", afirma Patricia, que já publicou o livro Sem Cerimônia (2016), sobre oratória, e comanda o podcast Mulé de Maré. Seu próximo projeto literário, “Araújo o Caramujo Marujo”, trará a história de um caramujo com TDAH que tenta virar marujo de uma embarcação, mas vive atrapalhado.

Adquira a obra via Amazon: https://amzn.to/3EJapxu 

Sobre a autora

Patricia Paes é apresentadora de eventos há mais de 20 anos, locutora, podcaster e multiartista. Nascida em Capivari (SP), hoje vive em Paraty (RJ) com a família, onde se dedica à pintura e à escrita. Com trajetória marcada pela comunicação afetiva, já emprestou sua voz a grandes marcas e eventos, como os 50 anos da Mercedes-Benz no Brasil. "Leonora: a lesma que não é a mesma" é seu segundo livro e sua primeira incursão como ilustradora.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VERIANA RIBEIRO ALVES
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp